segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Second Life

Olá Cinemaníacos!

Trago hoje comigo o filme Second Life, de Miguel Gaudêncio e produzido por Alexandre Cebrian Valente (Corrupção e O Crime do Padre Amaro), que já gerou uma enorme polémica.
Esta é mais uma aposta na comercialização do cinema português, usando caras conhecidas da televisão, como Pedro Lima e Liliana Santos, ou até mesmo utilizando personalidades com carreiras bem distintas das artes da representação, como Fátima Lopes, José Carlos Malato e, o absolutamente dispensável, Luís Figo, isto aliado a um trailer repleto de cenas de sexo, um chamariz para o público nacional.
Contudo, este filme tentou inovar, cativa o público através de uma enorme divulgação e depois é entregue um filme com fortes influência no cinema de autor, o que necessariamente vai levar a maioria do público a abandonar a sala descontente.
Mesmo esta intelectualização do cinema comercial não foi bem sucedida, o argumento está repleto de diálogos pseudo-intelectuais que em nada ajudam ao desenrolar da história, e a Voz Off de Piotr Adamczyk que só está presente para evidenciar o óbvio.
Vale apenas pela bonita fotografia, a cargo de Acácio de Almeida (O Fascínio e Quaresma), que nos permite admirar belas paisagens, à excepção da camara rotativa final, totalmente desnecessária e enjoativa, bem como pela música de Bernardo Sasseti (Alice e Quaresma), maravilhosa como habitualmente.

Nota: 4/10

Obrigado pela visita, bons filmes e voltem sempre!

O trailer:

Sem comentários: